terça-feira, 24 de novembro de 2009

MEU MUNDO, MINHA HISTÓRIA



Quem eu sou? De onde vim, para onde vou? Estas perguntas rondam o meu interior. Não tem muita importância saber estas questões se não souber viver o tempo presente. Isto sim, eu preciso saber com certeza, o que faço ou deixo de fazer. O passado tem uma tremenda importância para minha vida, pois o que sou hoje é a somatória dos meus dias vividos e o meu futuro implica necessariamente o que faço dos meus dias atuais.
.
Nunca tive tudo que desejei, mas sempre tive tudo que necessitei. Sou filho único de uma ótima família que hoje pode-se dizer ‘classe média’, pois já tivemos nosso tempo de dificuldades. Valorizo muito este tempo porque com ele aprendi o valor das coisas e a dificuldade para obtê-las. Aprendi a ter empatia com o próximo e a ter o desprendimento para ajudá-lo.
.
Não tenho queixas sobre os dias passados, reconheço tudo que eles tem me ensinado. Ainda hoje aprendo muito com as coisas que já me aconteceram há tempos. Não acertei tudo na vida, tenho meus erros. E são eles que me alertam e direcionam para novos acertos.
.
Minha adolescência teve sua fase rebelde, com treze anos já me sentia dono do próprio nariz e trabalhar eu quis, contrariando a vontade dos meus pais que era uma dedicação integral aos estudos e uma profissionalização, mas não! Queria cursar direito e ser advogado, entretanto deu tudo errado. É certo que com condolência algo de bom aprendi com esta experiência, muito cedo aprendi a ter responsabilidade e respeito às autoridades. Uma experiência negativa que me mostrou o valor dos conselheiros da nossa vida.
.
Nesta existem vários pontos de vista sobre o que é uma conquista. Bens materiais, sonhos, família e algo mais. Entretanto para mim a maior conquista da vida sou eu mesmo. Não irei levar nada desta vida a não ser o conhecimento, os relacionamentos e o meu aperfeiçoamento. Isto é minha conquista além de deixar meus feitos. Saber hoje mais que sabia ontem e como disse Sócrates, saber que ainda sei. Saber inclusive a valorizar as pessoas com quem interajo e ter a certeza de ter aproveitado muito bem o tempo que estive com elas. Relacionamentos tem seu tempo específico, são poucos aqueles que carregamos por toda uma vida e para não haver.pesar é preciso ter em mente a convicção de ter feito o melhor quando se estava juntos. Assim busco a cada dia o aperfeiçoamento do meu ser, sempre podemos melhorar. Ser hoje melhor do que fui ontem. Ser mais altruísta, mais compassivo e mais receptivo. Ser mais alegre, mais humilde e mais amigo. E pela vida ser mais dedicado, mais intenso e por ela mais apaixonado.
.
Clodoaldo Clay Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário